YouTube alertará usuários sobre informações falsas 1

YouTube alertará usuários sobre informações falsas

Desde a última terça-feira (26), o YouTube está contando com um novo recurso em sua plataforma a fim de diminuir ao máximo a disseminação de informações falsas

Através da ferramenta, quando um determinado usuário buscar por vídeos que normalmente são utilizados para divulgar fake news, o próprio YouTube mostrará um alerta no topo dos resultados, indicando se aquilo que foi procurado é ou não verídico

Uma informação importante é que a nova ferramenta não irá bloquear ou excluir os vídeos que possuem fake news. A novidade é realmente esse alerta que irá aparecer logo no topo, acima dos resultados. Dentro das páginas dos vídeos tudo ficará da mesma forma, sem nenhuma mudança. 

Além disso, a checagem dos fatos para conferir se um vídeo possui ou não veracidade será realizada por parceiros independentes, sendo que um deles é um projeto criado pelo jornal O Estado de S. Paulo, conhecido como Estadão Verifica. 

De acordo com um comunicado oficial divulgado pela empresa, a novidade é uma forma de complementar o trabalho da plataforma de disponibilizar aos usuários fontes com autoridade quando eles procurarem por informações e notícias. 

É claro que o YouTube já sabe que alguns criadores de conteúdo podem não gostar de ter seus vídeos relacionados a um alerta de fake news. Entretanto, essa é uma forma que a companhia encontrou para tentar evitar ao máximo a disseminação dessas informações. 

Inclusive, é exatamente por isso que a plataforma decidiu criar apenas um recurso de alerta e não irá bloquear ou excluir o conteúdo. 

Vale ressaltar que a ferramenta já estava sendo testada desde março na Índia e por conta dos excelentes resultados agora foi trazida para outros países, como é o caso do Brasil.

Deixe um comentário