Uma forma fácil de monitorar suas mídias sociais 1

Uma forma fácil de monitorar suas mídias sociais

Uma boa estratégia de marketing para mídias sociais não consiste apenas em criar um post perfeito, muito pelo contrário. Isso, na verdade, é apenas uma etapa do objetivo final. 

Além de uma boa postagem, é necessário realizar o monitoramento das principais métricas das suas redes sociais, no mínimo semanalmente. Essas análises fornecerão informações vitais para o sucesso da sua estratégia!

Entender mais sobre esse assunto é fundamental para conseguir alcançar os objetivos. 

Quais postagens mais envolvem o seu público?

Para começar, não importa o quanto você conhece o seu público-alvo, sempre haverá alguns posts que contrariarão as suas expectativas – de forma positiva ou negativa.

Sendo assim, pode-se dizer que a melhor forma de escolher os seus posts futuros é analisar atentamente o desempenho dos posts atuais.

Observe cada um deles e veja quais receberam uma quantidade maior de comentários, curtidas e compartilhamentos. Além disso, dê a mesma atenção para aqueles posts que praticamente ninguém interagiu, ou seja, não tiveram muitas curtidas e compartilhamentos, por exemplo. 

Considere essas questões:

  • Existe algum problema que você pode resolver para o seu público? Quais são as principais dúvidas sobre esses problemas?
  • Há perguntas comuns que seus posts podem responder para facilitar a vida dessas pessoas?
  • Quais tipos de postagens tiveram maior interação: perguntas, guias, cotações, memes, ofertas, fotos casuais da sua empresa, etc?

Fazer uma análise minuciosa neste caso, é basicamente olhar olhar atentamente para essas informações. 

Quais canais estão gerando mais tráfego?

Infelizmente, é quase impossível ter tempo para dedicar-se a todos os canais de mídias sociais disponíveis, não é mesmo?

Levando isso em consideração, é necessário escolher quais os canais estão gerando mais tráfego para o seu negócio, ou seja, sendo mais eficazes.

Por exemplo, se você descobrir que 90% do seu tráfego é proveniente do Facebook, valerá muito a pena dedicar mais tempo a esse canal.

Por outro lado, se está percebendo que as interações geradas no Instagram não estão se transformando em conversões, o ideal é oferecer menos tempo a essa rede. 

É claro que uma estratégia de mídia social equilibrada integra várias plataformas diferentes, contudo é preciso ter cuidado e criar uma campanha de marketing que seja realmente eficaz. Não coloque todas as suas fichas em um só lugar, mas também não utilize canais incapazes de gerar tráfego para o negócio, certo? 

Quantas vezes você deve postar?

A dinâmica de postagem da empresa é única e depende da plataforma escolhida. Algumas empresas prosperam postando duas postagens ao dia em cada canal. Outras descobrem realizam apenas uma publicação por dia. 

Analisar com atenção as métricas das suas redes sociais permitirá saber qual é a distribuição de publicações mais adequada para o seu caso.

Lembre-se de que pode levar algum tempo para encontrar o equilíbrio perfeito, então não tenha pressa. Se for necessário, esteja disposto a mudar todo o cronograma de postagens. 

Quais tipos de conteúdo envolvem mais o seu público?

Algumas pessoas têm audiências mais interessadas em longas discussões e gostam de dar opiniões, por exemplo.

Por outro lado, existem públicos que apenas compartilham o conteúdo postado, sem interagir com ele. Outros ainda preferem formas mais visuais de engajamento, como fotos e vídeos. 

Dessa forma, é necessário entender o seu público. Quais tipos de conteúdo mais os envolvem? Para saber com exatidão, como já falamos, analise as métricas das suas redes sociais. 

Como medir os resultados?

Para medir os resultados alcançados com as redes sociais, recomenda-se utilizar um software para geração de relatórios. Existem diversos, mas na nossa opinião o mais simples e eficiente é o Reportei

Ao verificar suas análises regularmente, será possível entender o que os clientes realmente desejam e como alcançá-los com maior eficiência. 

Defina um horário semanal para examinar os relatórios e ver o que as informações têm a lhe dizer. Como já falamos ao longo do artigo, essas análises podem ser decisivas par ao sucesso.

Deixe um comentário