Veículos elétricos são projetados para os Jogos Olímpicos 1

Veículos elétricos são projetados para os Jogos Olímpicos

Amanda Araújo

Na última quinta-feira (18), a Toyota divulgou o Accessible People Mover (APM), um veículo elétrico produzido exclusivamente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, que acontecerão em Tóquio. Ao todo, 200 unidades vão operar tanto dentro quanto ao redor dos locais onde o evento ocorrerá. 

De acordo com informações da própria montadora, o principal objetivo desses veículos elétricos é o transporte de visitantes, funcionários, atletas, gestantes, pessoas com deficiências, famílias com crianças ainda pequenas e idosos. 

Vale ressaltar que todos os veículos elétricos possuem barras de segurança e rampas, e poderão também ser utilizados em casos de emergências. 

A Toyota, por meio dos jogos, deseja proporcionar às pessoas uma maior liberdade de movimento, algo que a empresa chama de Mobilidade para Todos. Sendo assim, o Accessible People Mover é capaz de atender esse objetivo, transportando o maior número de pessoas possível para locais e eventos. 

Por enquanto, dois modelos de veículos elétricos foram desenvolvidos para os Jogos Olímpicos. Em primeiro lugar, o modelo conhecido como Basic conta com uma velocidade baixa e tem o objetivo de fazer o transporte das pessoas no interior da área olímpica. Cada um dos veículos desse modelo comporta cinco passageiros, mais o motorista.

Quando o Basic é utilizado por passageiros em cadeiras de rodas, todos os assentos da segunda fileira são dobrados. Além disso, os veículos possuem rampas e barras de segurança, como já mencionado, e entrada pelos dois lados, o que garante uma acessibilidade ainda melhor. 

Por sua vez, o modelo conhecido como Relief é destinado, principalmente, ao transporte em casos de emergências. Dentro desse veículo, até dois funcionários da equipe médica podem sentar-se ao lado do paciente que está sendo atendido. 

Alguns ajustes nos dois modelos ainda podem ser feitos até os Jogos Olímpicos de 2020, entretanto ambos os veículos elétricos já estão prontos para uso. 

Deixe um comentário