Startup: o que é? Entenda de uma vez por todas 1

Startup: o que é? Entenda de uma vez por todas

O que é uma startup? Você já parou para se fazer essa pergunta? Apesar de ser um termo bastante falado nos dias de hoje, é comum que algumas pessoas não saibam qual é de fato a definição do seu conceito – que vai muito além de um modelo de negócios bem sucedido e capaz de conseguir investimentos milionários. 

Por isso, decidi escrever este artigo para você ficar por dentro de tudo sobre esse assunto, conferindo as principais características desse tipo de empresa, alguns exemplos de sucesso e também algumas dicas para criar a sua própria startup. 

Vamos lá? 

O que é uma startup?

Para entender o que é uma startup, você precisa ter em mente que esse conceito está diretamente relacionado a empresas ainda em fase inicial, que possuem uma proposta inovadora – seja de serviços ou de produtos –, bem como um enorme potencial de crescimento

De forma resumida, portanto, uma startup é uma empresa jovem, caracterizada por um modelo de negócios escalável, repetível e inovador, composta por soluções a serem desenvolvidas dentro de um cenário de incertezas e que pode atuar em qualquer área ou tipo de mercado – utilizando na maioria das vezes a tecnologia como sua grande aliada. 

Principais características de uma startup

Por mais que o conceito anterior explique resumidamente o que é uma startup, conhecer com mais detalhes as principais características desse tipo de empresa é fundamental – ainda mais se você deseja abrir a sua própria startup no futuro ou se já possui uma. 

Portanto, as 5 principais características de uma startup são: 

  • Escala: possui uma grande possibilidade de crescimento;
  • Enxuta: estrutura reduzida para funcionar apenas com o necessário;
  • Inovadora: via de regra uma startup traz serviços ou produtos inovadores, com características diferentes do que já existe no mercado;
  • Disruptiva: algumas startups são tão inovadoras que tornam-se disruptivas, ou seja, conseguem mudar completamente a forma de um mercado inteiro funcionar.
  • Incerteza: por trazer algo diferente ao mercado, esse tipo de empresa não tem um direcionamento bem definido sobre o seu sucesso;

Através dessas características, com certeza ficará muito mais fácil de entender o que é uma startup. 

Exemplos de startups de sucesso

Então, depois de ter compreendido o que é uma startup e de ter conferido as principais características desse modelo de negócios, chegou o momento de conhecer algumas empresas de sucesso que começaram como startups

Airbnb

A Airbnb, uma startup do segmento de hotelaria, foi a principal responsável por possibilitar que pessoas ao longo do mundo todo abrissem as portas de suas casas para receber viajantes e ganhar um dinheiro com isso. 

Nos dias de hoje, a empresa já é conhecida mundialmente e atua de maneira digital através de um site ou aplicativo, lucrando por meio das taxas cobradas em cada aluguel. 

O Airbnb foi uma startup tão inovadora que se tornou disruptiva, transformando por completo o seu mercado de atuação.

Uber

Considerada uma das gigantes do mercado de mobilidade no mundo, a Uber opera conectando motoristas particulares a passageiros que precisam se locomover de um ponto a outro. 

Esse modelo de negócios surgiu como um grande concorrente aos táxis, e consegue lucrar através de taxas cobradas em cada viagem. 

A Uber também foi disruptiva, pois mudou completamente a forma de se locomover das pessoas. 

Netflix

Sim, a Netflix também começou como uma startup e hoje é conhecida no mundo todo. Quando a plataforma surgiu, a ideia principal era de alugar DVDs por e-mail e muitas pessoas duvidaram do seu potencial. 

Com o passar dos anos, entretanto, a empresa foi capaz de revolucionar a maneira como as pessoas veem assistem filmes e se tornou uma referência mundial – por isso também podendo ser considerada uma empresa disruptiva.

A principal diferença entre as outras duas mencionadas anteriormente é que a Netflix lucra por meio de assinaturas e também da produção própria de filmes, séries e documentários. 

Como iniciar uma startup

Bom, criar uma startup não é nada simples. Seria absolutamente leviano da minha parte tentar resumir isso em algumas palavras neste artigo. 

Por isso, quero te mostrar o que na minha opinião são os 6 passos fundamentais que você precisa seguir para iniciar esse processo.

Nesse caso, por mais que não seja uma tarefa simples, seguindo os passos abaixo as suas chances de sucesso serão bem maiores: 

  1. Entenda o que é uma startup;
  2. Tenha uma ideia inovadora;
  3. Desenvolva um protótipo;
  4. Valide seu protótipo no mercado;
  5. Encontre possíveis parceiros;
  6. Capte recursos.

Contudo, não esqueça que o planejamento é uma das partes mais importantes de todo o processo de desenvolvimento de uma startup. 

E agora, conseguiu entender de fato o que é uma startup? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Deixe um comentário