Startup desenvolve lixeira com IA capaz de separar materiais recicláveis 1

Startup desenvolve lixeira com IA capaz de separar materiais recicláveis

A startup CleanRobotics divulgou para o mercado a sua mais nova criação: uma lixeira com inteligência artificial que é capaz de separar os materiais recicláveis sem nenhuma ajuda. 

Assim que um determinado material entra na Trashbot – como a lixeira é conhecida –, sua tampa se fecha de maneira automática. 

Depois disso, uma câmera e alguns sensores instalados no local são responsáveis por enviar informações ao software para que ele possa classificar o lixo e enviá-lo para a lixeira interna certa. 

Ao todo, o processo de reciclagem dura em torno de três a cinco segundos – é tudo realmente muito rápido. 

De acordo com o CEO da startup, Charles Yhap, separar os lixos da maneira adequada pode ser uma tarefa difícil e confusa, e foi exatamente por esse motivo que a Trashbot foi criada. 

Sendo assim, ele acabou percebendo que com a ajuda da tecnologia (inteligência artificial, sensores, câmeras, componentes robóticos, e assim por diante) seria muito mais rápido e certeiro o processo de reciclagem, auxiliando o meio ambiente. 

Vale ressaltar que, apesar de ter um preço competitivo quando comparado com as lixeiras tradicionais, a Trashbot foi pensada exclusivamente para lugares com alto volume de pessoas, como é o caso de aeroportos, por exemplo. 

No entanto, a CleanRobotics já anunciou que em breve pretende criar versões menores do produto para serem vendidas para estabelecimentos menores.

Deixe um comentário