Startup consegue detectar coronavírus em raio X por meio de IA 1

Startup consegue detectar coronavírus em raio X por meio de IA

Uma startup brasileira chamada Portal Telemedicina – especializada no diagnóstico de doenças à distância – foi capaz de utilizar a inteligência artificial com o objetivo de detectar a presença do coronavírus em exames de raio X ou de tomografias do tórax. 

Através de um algoritmo desenvolvido em parceria com o Google, é possível identificar o vírus com precisão de 95% e dentro de poucos minutos

É importante ressaltar que a Portal Telemedicina já vem trabalhando na criação desse algoritmo específico para problemas pulmonares há cerca de dois anos. 

Para conseguir detectar possíveis anomalias nos pulmões, ele passou por diversos treinamentos com mais de 30 milhões de imagens – todas elas com qualidades diferentes.

Com a chegada do COVID-19, ele foi aprimorado com a ajuda de 300 exames de pacientes que testaram positivo para a doença e agora é capaz de fazer a detecção do vírus. 

Segundo o diretor executivo e cofundador da startup, Rafael Figueroa, com a nova tecnologia desenvolvida o paciente pode receber o diagnóstico em relação ao coronavírus em até 15 minutos e, assim, já é isolado muito mais rapidamente. 

Figueroa ainda deixou claro que, como o processamento é em nuvem e a plataforma da startup é escalável, vários exames podem ser realizados em qualquer lugar que possua máquina de raio X, digitalizador e acesso à internet.

Afinal, como o algoritmo foi treinado com imagens de qualidades diferentes, ele consegue analisar exames realizados em praticamente todas as máquinas de raio X. 

Até agora, a detecção do COVID-19 desenvolvida pela Portal Telemedicina está disponível para cerca de 500 hospitais que já utilizavam a plataforma da startup. No entanto, ela ainda está buscando uma certificação a respeito do uso dessa tecnologia como uma opção aos testes tradicionais que estão em falta.

Deixe um comentário