Saiba agora mesmo como criar seu primeiro aplicativo 1

Saiba agora mesmo como criar seu primeiro aplicativo

Quer criar um aplicativo, porém não sabe por onde começar? Então a primeira dica é responder a esta pergunta: por que você quer criar um aplicativo para dispositivos móveis?

Se for apenas para aproveitar a onda do mercado, é melhor tomar cuidado para não perder dinheiro. No entanto, caso tenha identificado algum problema e acha que pode resolvê-lo por meio de um aplicativo, então você estar no lugar certo. 

A resposta dessa pergunta poderá determinar o sucesso do seu novo aplicativo. Por isso é importante responder com sinceridade. Outra coisa extremamente importante é: o seu app será realmente útil para as pessoas? Você precisa ser sincero nesta resposta. Se a sua própria resposta como criador do aplicativo não for enfaticamente positiva, não é um bom sinal.

Supondo que você está mesmo decidido a criar um app incrível, veja a seguir um guia de como criar o seu primeiro aplicativo.

Passo a passo de como criar um aplicativo

Logo abaixo você encontrará um passo a passo completo de como criar o seu primeiro aplicativo para dispositivos móveis. Preste bastante atenção para não ter nenhuma dúvida. 

Passo 1: encontre um problema para resolver 

Para criar um aplicativo de sucesso é necessário procurar problemas, algo que está praticamente por todas as partes, não é mesmo?

É claro que não basta apenas achar um problema, é preciso encontrar formas de resolvê-lo que sejam realmente eficientes. Por isso é fundamental dedicar um tempo neste passo. Dificilmente você terá identificará um grande problema a ser resolvido para milhares de pessoas do dia para a noite. 

Comece a olhar ao redor de forma mais atenta e crie uma lista de problemas. Feito isso, pense nas soluções e veja quais fazem mais sentido. 

Passo 2: veja se há demanda

Depois de pensar no problema e encontrar a solução, é hora de provar que realmente há uma demanda para o seu aplicativo. Para isso, use uma ferramenta conhecida como Google Keyword Planner e procure, através de buscas por palavras-chave, o número de pessoas que buscam no Google utilizando termos relacionados ao que você está tentando fazer. 

Na verdade, essa é uma forma simples de realizar uma pesquisa de demanda, existem várias outras maneiras de fazer isso. O importante mesmo é não pular este passo muito importante. 

Passo 3: coloque sua ideia no papel

Será necessário detalhar a sua ideia no papel e expor todos os recursos que serão utilizados. Nesse caso, a forma como as ideias serão expostas no papel não tem tanta diferença. O mais importante são os detalhes. 

Portanto, não se esqueça de colocar tudo da forma mais detalhada possível para que você e os envolvidos entendam o que está ali sempre que precisarem. Isso ajudará no futuro a entender de forma clara as suas ideias e expectativas do negócio. 

Passo 4: remova todos os recursos não essenciais

Com as ideias expostas em um documento, por exemplo, chegou a hora de fazer uma análise mais crítica e, assim, começar a remover os elementos que não fazem tanta diferença.

Adicionar muitas elementos no aplicativo pode apenas atrapalhar o desenvolvimento e o sucesso do seu app, por isso é importante ter cuidado e tentar eliminar logo de cara alguns recursos. 

Sabe aqueles recursos que podem ser adicionados em uma atualização posterior? São esses mesmos que podem ser removidos. Essa etapa ajudará a diminuir bastante os custos iniciais de desenvolvimento. 

Passo 5: não se esqueça o design 

É comum ouvir dos criadores de aplicativos que elas desejam um design básico e querem focar um tempo maior no desenvolvimento. Entretanto, não precisa ser bem assim. 

O design é fundamental durante o desenvolvimento de um app, isso porque influencia diretamente na forma como os usuários conseguirão utilizar o aplicativo. 

Então, procure um desenvolvedor que coloque o design (experiência do usuário e gráficos) em uma posição importante dentro da estratégia de desenvolvimento. 

Passo 6: contrate uma empresa de desenvolvimento ou desenvolvedor freelancer

Um dos últimos passos é procurar uma empresa de desenvolvimento que tenha bons desenvolvedores e designers, ou contratar esses profissionais de forma isolada.

Ao contratar um desenvolvedor, verifique atentamente sua credibilidade e os aplicativos já criados por ele.

Passo 7: obtenha feedbacks

Para finalizar, depois que seu novo app for publicado na loja de aplicativos, a utilização dele por parte do público fornecerá informações sobre como melhorá-lo e, por consequência, aprimorá-lo cada vez mais.

Os aprimoramentos e as alterações são constantes, portanto, fique de olho no feedback dos usuários e continue criando.

Todos esses passos não precisam ser seguidos como uma receita de bolo, certo? Como cada aplicativo é diferente, pode ser que novas etapas sejam adicionadas, por exemplo.

O importante é utilizar esse passo a passo como um guia durante a criação do seu primeiro aplicativo para dispositivos móveis. 

Deixe um comentário