Retorno sobre investimento (ROI): O que significa? 1

Retorno sobre investimento (ROI): O que significa?

Amanda Araújo

Como empresário ou gestor financeiro de um negócio, é muito provável que você já tenha ouvido falar em retorno sobre investimento, também conhecido como ROI.

Contudo, o que esse conceito significa de fato? Qual a importância que ele possui dentro de uma empresa? Além disso, de que forma é possível calcular o ROI? 

Se você não sabe como responder exatamente a todas essas perguntas, pode ficar tranquilo. Outros donos de negócios e gestores também possuem dúvidas nesse sentido e foi por causa disso que decidimos criar este artigo. 

Aqui, neste conteúdo, será possível conferir as informações mais importantes sobre o ROI, uma métrica fundamental para identificar as reais chances de retorno financeiro dentro do negócio. 

Além de servir para direcionar corretamente os investimentos durante a abertura de uma nova empresa, o ROI também ajuda a atrair investidores. 

Para saber mais sobre esse assunto, leita até o final! 

Mas, afinal, o que é ROI? 

O retorno sobre investimento, ou seja, o ROI, nada mais é do que uma métrica usada com o objetivo de identificar o quanto uma determinada empresa possui de rendimento financeiro tendo como base qualquer investimento feito. 

É através dessa métrica que o negócio consegue descobrir qual ganho foi obtido e analisar se ele conseguirá cobrir todos os custos envolvidos e se ainda será possível ter um retorno financeiro ou não. 

Em outras palavras, o ROI pode ser considerado uma métrica de desempenho utilizada com a principal finalidade de avaliar a eficiência de um investimento ou comparar diferentes tipos de investimentos.

Para entender na prática como essa métrica funciona, veja este exemplo. Um empreendedor deseja abrir uma empresa. É claro que este processo envolve diferentes tipos de investimentos, não é mesmo?

Na maioria dos casos, é preciso pagar por um software de gestão, investir em estratégias de marketing, treinar os funcionários, arcar com estrutura, burocracias, entre muitas outras coisas. 

Sendo assim, a função exata do ROI é saber o quanto a sua empresa irá realmente ganhar a partir desses investimentos que serão realizados. Como será possível perceber mais adiante, isso é essencial para que o empresário consiga direcionar os recursos da melhor forma e definir corretamente os objetivos organizacionais. 

Por que o conceito de ROI é importante?

Que o ROI é uma métrica importante para qualquer negócio, com certeza você já deve ter notado, certo? Mas, por que será que esse conceito é tão importante assim?

Para começar, o ROI permite que tanto o potencial de um negócio para trazer lucros quanto a sua performance sejam analisados. Ou seja, a métrica permite uma análise de desempenho mais detalhada.

Saber o desempenho da empresa é o que ajuda os gestores a traçarem objetivos e metas que sejam realistas e atingíveis. 

Além disso, o ROI também é capaz de embasar o empreendedor em tomadas de decisão que sejam realmente relevantes para a empresa. Assim, é possível até mesmo para descartar aqueles investimentos que não iriam dar retorno. 

PRI: Prazo do retorno sobre investimento

Outro conceito importante quando assunto é ROI é o prazo do retorno sobre investimento, também conhecido como PRI. O PRI, na verdade, é um indicador capaz de estabelecer o tempo preciso para que um empresário consiga recuperar todo o valor investido no negócio. 

De qualquer forma é importante ressaltar que, segundo o Sebrae, não há um prazo de retorno certo para um negócio. Ou seja, tudo dependerá das possibilidades financeiras do empreendedor e de muitas outras variáveis do negócios – que em alguns casos são imponderáveis. 

Como fazer o cálculo do ROI?

Até aqui você já viu o que é o ROI e porque ele é tão importante para os negócios. Sendo assim, chegou finalmente o momento de aprender como calculá-lo. 

Para isso, é importante ter em mente que o ROI é o ganho subtraído do valor investido, e esse resultado precisa ser dividido pelo valor do investimento. Parece um pouco complicado, não é mesmo? Porém, não é.

A equação do cálculo é a seguinte

Retorno sobre investimento (ROI): O que significa? 2

Dessa forma, basta colocar os números do seu negócio e analisar se o resultado final é bom ou ruim. Apenas não esqueça que tudo precisa ser baseado apenas no seu negócio. Comparar valores de ROI entre negócios diferentes não é algo eficaz, muito pelo contrário. 

Depois deste conteúdo você já sabe tudo sobre ROI, não é mesmo? Não deixe de fazer o cálculo para analisar o desempenho dos seus investimentos sempre que necessário e também definir corretamente o prazo do retorno sobre para o valor investido. 

Deixe um comentário