Reconhecimento facial virá desativado no Facebook 1

Reconhecimento facial virá desativado no Facebook

O Facebook anunciou, na última terça-feira (3), que a função de reconhecimento facial em fotos virá desativada por padrão para todos os usuários.

Entretanto, o sistema, lançado no final de 2017, poderá ser ativado pelas pessoas que desejarem. A novidade já está sendo implementada e a expectativa é que ainda nas próximas semanas atinja toda a base de dados da plataforma. 

Com essa mudança, portanto, o reconhecimento facial não será mais utilizado automaticamente para reconhecer um usuário em imagens e vídeos, ou mesmo para sugerir a marcação de algum amigo em determinado conteúdo. 

Para quem não sabe, esse sistema funciona da seguinte forma: imagine que um dos seus amigos publicou uma foto e você aparece nela. Se a qualidade da imagem for boa, o Facebook, por meio do reconhecimento facial, é capaz de reconhecer o seu rosto e, com isso, marcar o  seu perfil na foto automaticamente. 

A grande diferença é que a partir de agora a plataforma, ao invés de realizar essa marcação, notificará você antes, dando diferentes opções de comportamento – é possível escolher se deseja se marcar na foto ou não, e também denunciar a imagem caso queira que ela seja excluída. 

É provável que a decisão tomada pela plataforma seja uma forma de prevenção a possíveis problemas legais com a tecnologia de reconhecimento facial.

Isso porque no mês passado – agosto – a rede social foi parar na justiça por conta de uma falha durante a prática do reconhecimento facial automático, que resultou no armazenamento de dados biométricos de usuários sem aviso prévio. 

De acordo com o Facebook, os usuários que ainda não foram alertados a respeito dessa alteração, em breve receberão um aviso dentro do feed de notícias, junto com a opção de manter a função desativada ou ativá-la.

Deixe um comentário