Qual é a importância da gestão financeira e como colocá-la em prática? 1

Qual é a importância da gestão financeira e como colocá-la em prática?

Você já deve ter uma mínima noção sobre a importância da gestão financeira para o seu negócio, certo? Afinal, essa atividade é fundamental para otimizar os recursos financeiros disponíveis, ajudando a empresa a atingir os seus objetivos – principalmente aumentar a lucratividade e sanear gastos. 

É por conta disso, portanto, que a gestão financeira está repleta de procedimentos, ferramentas e técnicas que precisam ser colocados em prática dentro de um empreendimento, independente do porte ou da área de atuação. 

No entanto, o problema é que muitos empresários possuem dificuldades relacionadas a esse assunto e não sabem o que fazer de fato para manter a saúde financeira do negócio e, assim, ter sucesso. 

Alguns, inclusive, quebram seus negócios por não entenderem a importância da gestão financeira!

Então, se você ainda tem dúvidas sobre isso e deseja saber realmente qual é a importância da gestão financeira e como é possível aplicá-la na sua empresa, continue lendo até o final!

Importância da gestão financeira

Quando um empreendedor não sabe como gerenciar da forma adequada o dinheiro do seu negócio, os recursos disponíveis podem se esgotar em pouco tempo. Apenas isso já é capaz de demonstrar a importância da gestão financeira, não é mesmo? Todavia, as coisas vão muito além disso. 

Através de um bom planejamento financeiro, também é possível controlar as entradas e as saídas de dinheiro. Além disso, é essencial falar sobre a importância da gestão financeira para: 

  • Realizar o controle adequado das finanças;
  • Conferir o desempenho financeiro;
  • Avaliar onde estão as oportunidades e os problemas;
  • Criar possibilidades de melhoria;
  • Criar projeções de faturamento mensal e anual.

Todos esses fatores fazem parte do crescimento de uma empresa, do processo de geração de lucros e do aumento do capital e da lucratividade – mostrando mais uma vez a importância da gestão financeira. 

Como fazer a gestão financeira do seu negócio?

Depois de entender a importância da gestão financeira, chegou a hora de aprender como implementá-la em seu negócio. Vamos lá? 

1. Organização do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o principal responsável por registrar as saídas e as entradas de dinheiro de uma empresa dentro de um período de tempo. Sendo assim, é fundamental que todas as movimentações financeiras sejam devidamente organizadas no fluxo, como: despesas, receitas, contas a pagar e a receber, reembolsos, rendimentos, empréstimos, e assim por diante. 

O ideal é atualizar e organizar o fluxo de caixa todos os dias a fim de ter uma ferramenta de controle financeiro eficiente. Afinal, ao manter todos os registros atualizados, você consegue tomar melhores decisões relacionadas à saúde financeira do seu empreendimento. 

A organização do fluxo de caixa, portanto, é um dos primeiros passos de uma gestão financeira eficiente.

2. Separação entre as despesas pessoais e as despesas do negócio

Apesar de parecer algo bastante clichê, inúmeras empresas – ainda mais as pequenas e médias – sofrem financeiramente falando com a não separação entre as despesas pessoais do empreendedor e as despesas do negócio. 

Contudo, nunca se esqueça de que é essencial separar as suas contas pessoais das contas do empreendimento com o objetivo de saber se ele está de fato faturando e gerando lucro, entender quais são as principais fontes de renda, compreender qual é a projeção de caixa para os próximos períodos, entre outras coisas. 

Além disso, você pode ter sérios problemas com a Receita Federal caso ela identifique que saques e movimentações sem lastro estão sendo realizadas e não notificadas ao órgão.

Por isso, lembre-se sempre da importância da gestão financeira organizada e regrada, e separe as despesas corretamente para não acabar prejudicando o seu negócio no futuro. 

3. Controle das datas de vencimento

Outra etapa muito importante quando o assunto é gestão financeira é realizar o controle adequado do vencimento das contas a pagar da empresa (impostos, energia elétrica, salários, água, transporte e matéria-prima, por exemplo).

Evitar atrasos, como você já deve saber, faz toda a diferença para o caixa do seu negócio, principalmente por conta das multas e dos juros que acabam sendo gerados quando isso acontece. 

4. Integração da gestão financeira com a contabilidade 

A integração da contabilidade com a gestão financeira, no geral, possibilita uma agilidade maior das rotinas contábeis do negócio, eliminando perdas de tempo e burocracias desnecessárias.. 

Essa integração pode tornar a contabilidade da sua empresa algo muito mais simples e prático.

5. Planejamento financeiro do futuro com base em dados

Através dos dados que são obtidos por meio de uma gestão financeira eficaz, é possível realizar o planejamento financeiro do futuro de maneira estratégica, corrigindo falhas antes que elas possam comprometer o êxito do empreendimento. 

As ferramentas online são capazes de gerar muitos gráficos comparativos que te mostrarão claramente as tendências positivas e negativas na gestão financeira.

É somente por meio desses indicadores que existe a possibilidade de realizar um gerenciamento das finanças sem risco e, assim, planejar estrategicamente o futuro. 

Plataforma de gestão financeira para fazer tudo isso 

Ficou claro qual é a importância da gestão financeira e como é possível implementá-la em sua empresa? Pois então agora você conhecerá uma plataforma para fazer muitos dos pontos fundamentais que vimos aqui de uma forma muito mais prática e eficaz. 

O software ContaAzul é um dos principais sistemas de gestão financeira existentes nos dias de hoje, e ele tem como objetivo ajudar com você, empreendedor, através da integração de diversos processos financeiros do seu negócio em um único lugar. 

Ou seja, essa plataforma conecta uma empresa com a sua contabilidade, bem como quaisquer outras organizações que facilitem a gestão empresarial. 

Algumas das funcionalidades do software são: relatórios de vendas e gerenciais, contas bancárias e boletos, fluxo de caixa, contas a receber, emissão de notas fiscais, aplicativo de vendas, entre várias outras. 

O ContaAzul realmente entende a importância da gestão financeira e faz de tudo para auxiliar os empreendedores com isso. 

Como deu para perceber ao longo do conteúdo, é importantíssimo se comprometer com o planejamento financeiro da sua empresa para que ela possa ter sucesso e se estabelecer no mercado. 

Não espere mais tempo para implementá-la dentro do seu negócio e, assim, fazer com que ele prospere cada dia mais.

Deixe um comentário