Primeiras casas 100% impressas em 3D do mundo ficarão no México 1

Primeiras casas 100% impressas em 3D do mundo ficarão no México

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do México para a avaliação da Política de Desenvolvimento Social ao longo de 2019, mais de 50% das pessoas que moram em Tabasco – um estado desse país – se encontram em situações precárias, principalmente de moradia. 

É exatamente com o objetivo de melhorar o máximo possível esse cenário que uma ONG conhecida como New Story começou a construir no México, em parceria com startup de robótica e construção ICON, um conjunto habitacional que será impresso em 3D e ficará localizado em uma área rural de Tabasco. 

Falando especificamente das casas, elas terão 150 metros quadrados e serão impressas em até 24 horas pela impressora Vulcan II.

Vale ressaltar que essa impressora pode ser controlada através de um tablet e é capaz de imprimir camadas de cimento para formar as paredes das residências. 

Assim que isso estiver pronto, o próximo passo será instalar as janelas, as portas e os outros itens para finalizar o projeto. 

Ao todo, duas casas já estão prontas. Entretanto, a expectativa é que elas façam parte de um bairro com cerca de 50 residências no total – todas destinadas a famílias de baixa renda. 

Segundo informações divulgadas pela New Story, a impressão do conjunto habitacional é parte de um projeto muito maior, que visa a construção de espaços comunitários, parques, áreas verdes, entre outros locais. 

É importante deixar claro ainda que o objetivo da ONG é levar o projeto de casas impressas em 3D para outras localidades além do México se tudo sair conforme o esperado.

Deixe um comentário