Durante esta semana, uma fabricante de chocolates suíça, a Barry Callebaut, anunciou a criação de uma impressora 3D capaz de produzir chocolate em larga escala.
Para se ter uma ideia, a Mona Lisa – como a máquina é chamada – é a primeira impressora 3D com capacidade para fabricar milhares de chocolates simultaneamente. Até então, algumas empresas haviam realizados apenas testes em proporções menores.
A Mona Lisa já fabricou seu primeiro chocolate, que deve ser lançado no mercado durante os próximos meses. Conhecido como Flor de Cacau, o produto foi criado por Jordi Roca, um famoso chef espanhol.
Segundo ele, essa nova maneira de fabricar chocolates surpreenderá positivamente as pessoas, principalmente com os formatos diferenciados e toda a precisão que a impressora oferece.
O diretor de inovação e sustentabilidade da Barry Callebaut, Pablo Perversi, afirmou que várias empresas ajudaram no desenvolvimento da Mona Lisa. Apenas o software do produto foi produzido dentro da própria companhia.
Como estamos vivendo na era da personalização, Pablo acredita que a máquina poderá fazer toda a diferença para os negócios da fabricante suíça.
É importante mencionar que a máquina passará por uma fase de testes na Espanha a fim de analisar sua eficácia e também a qualidade dos produtos. Se tudo sair conforme o esperado, a expectativa é que a inovação possa chegar em breve a outros lugares do mundo.
A ideia principal é que a impressora 3D seja utilizada, através de parcerias, também por outras empresas interessadas em imprimir suas marcas e logos nos chocolates.