O que é gestão empresarial: conheça os 3 principais tipos 1

O que é gestão empresarial: conheça os 3 principais tipos

Entender com maior profundidade o que é gestão empresarial é fundamental para conseguir planejar estratégias a fim de alcançar bons resultados para o negócio e, por consequência, ter sucesso. 

Afinal, a gestão pode e deve ser aplicada em diferentes setores, do mais simples ao mais complexo, seja no controle das finanças, no planejamento estratégico ou até mesmo na organização de processos. 

Mas, então, o que é gestão empresarial de fato?

Resumidamente, esse conceito designa um conjunto de estratégias e ações aplicadas em um negócio com o objetivo de aumentar a produtividade, analisar todos os problemas, corrigir ou evitar erros, bem como mensurar resultados ao longo de um período de tempo. 

Bom, agora que você já sabe a definição do termo “gestão empresarial”, continue lendo para compreender a sua importância e conferir quais são os três principais tipos de gestão que existem dentro das empresas. Vamos lá?

Por que a gestão empresarial é importante para a empresa?

A gestão empresarial é importante para as empresas porque nenhum negócio gera resultados positivos se os processos diretamente ligados à gestão empresarial não forem realizados corretamente, como a mensuração de dados, o planejamento de ações e a análise de metas, por exemplo.

Por isso, a importância desse tipo de gestão dentro de qualquer negócio é total.

Agora que você já conferiu o que é gestão empresarial e qual é a sua importância, veremos os três principais tipos de gestão que podem ser aplicadas no seu negócio. 

Tipos de gestão empresarial

Ao todo, existem vários tipos de gestão empresarial, no entanto, três entre eles podem ser considerados os principais e os mais utilizados nos negócios. Confira a seguir quais são eles:

Cadeia de valor

Conhecido como cadeia de valor, o intuito principal deste tipo de gerenciamento é conferir com frequência a vantagem competitiva da empresa em relação ao mercado em que ela atua, gerando o maior nível de valor possível em todos os processos da empresa. 

Para isso, nesse tipo de gestão é necessário também conhecer muito bem o público-alvo e levar em conta seus desejos e necessidades – tudo com o objetivo de maximizar a criação de valor percebido pelos clientes em potencial e reduzir os custos. 

Ciclo de inovação

Por sua vez, o ciclo de inovação, como o próprio nome sugere, é um modelo de gestão empresarial que analisa e gere com bastante eficácia todo o ciclo de vida de um projeto inovador.

De forma resumida, esse tipo de gestão é responsável por controlar e monitorar as ações inovadoras – como a criação de novos serviços e produtos, por exemplo – que são fundamentais para o desenvolvimento de um negócio frente da concorrência. 

Por conta disso, nesse caso em específico os negócios pretendem trazer soluções inovadoras ao mercado são o foco desse tipo de gestão empresarial. 

É importante salientar que neste tipo de gestão a Metodologia Ágil (Scrum) é bastante utilizada para alcançar maior produtividade e velocidade na execução dos processos.

Excelência de gestão

Por fim, mas não menos importante, o último dos principais tipos de gestão é chamado de excelência de gestão. Nesse estilo, a preocupação maior está em colocar em prática todos os processos com o máximo de perfeição possível – ou seja, excelência. 

Sendo assim, aqui os gestores precisam entender profundamente, de forma técnica, como os processos da empresa devem ser executados para assim poder exigir resultados perfeccionistas, com alto nível de exigência em relação aos detalhes. 

Normalmente, nesse tipo de gestão os resultados demoram mais para aparecer, entretanto costumam ser mais sólidos e duradouros. 

Após ter compreendido o que é gestão empresarial, qual é a sua importância e os seus três principais tipos, não deixe de analisar seu negócio a fim de definir qual é o melhor modelo para aplicação dentro da sua empresa!

Além disso, lembre-se que é possível mesclar os tipos de gestão, desta forma, não é necessário escolher apenas um deles.

Deixe um comentário