Metrô terá sistema de reconhecimento facial em São Paulo 1

Metrô terá sistema de reconhecimento facial em São Paulo

Amanda Araújo

O Metrô de São Paulo, pensando em melhorar o seu sistema de vigilância, irá instalar câmeras de reconhecimento facial. Essa inovação, primeiramente, valerá para as linhas 3-Vermelha, 2-Verde e 1-Azul, ou seja, as mais movimentadas. 

O principal objetivo da empresa é que essa tecnologia possa ser usada a fim de identificar crianças desacompanhadas, pessoas desaparecidas e até mesmo foragidos. Além de tudo, as câmeras também conseguem reconhecer objetos no geral. 

De acordo com o próprio Metrô, a previsão é que cerca de 3 mil câmeras novas sejam implantadas. Se isso acontecer de fato, o total de câmeras nos locais será de 5.200.

A quantidade que será gasta ao todo com esse sistema de reconhecimento facial não foi divulgada pela empresa, contudo o orçamento de referência presente no Diário Oficial é de R$ 69 milhões. Durante o mês de agosto, todas as propostas devem ser apresentadas.  

Sistema de reconhecimento facial no Brasil

De maneira geral, no Brasil a tecnologia de reconhecimento facial ainda não é muito utilizada, apenas em alguns casos pontuais. Na Bahia, por exemplo, esse sistema já foi implantado e está trazendo ótimos resultados: mais de 40 pessoas que estavam sendo procuradas foram localizadas por meio do reconhecimento facial. Esse é um exemplo do uso da tecnologia na iniciativa pública. 

Falando especificamente da iniciativa privada, a rede Pão de Açúcar, recentemente, fez uma importante parceria com a Microsoft com o objetivo de criar uma loja de conveniência com reconhecimento facial. Além disso, a Gol também está realizando testes para utilizar a tecnologia para o embarque de passageiros no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário