Líder: Saiba como enfrentar a ansiedade no local de trabalho 1

Líder: Saiba como enfrentar a ansiedade no local de trabalho

Amanda Araújo

Você, como líder, já teve algum problema com a sua equipe por problemas de ansiedade? Isso tende a piorar com o passar do tempo, ainda mais entre a geração atual de jovens que está entrando no mercado de trabalho. Não é à toa que eles já estão recebendo o título de “a geração mais ansiosa”.

Isso é algo que está acontecendo em todo o mundo e não apenas no Brasil. Entretanto, o Brasil apresenta alguns números altos quando o assunto é ansiedade. Para começar, o país é considerado o mais ansioso em toda a América Latina.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira sofre com ansiedade.

Com certeza esse distúrbio acaba sendo cada vez mais perceptível, principalmente em ambientes de trabalho.

Pensando nisso, como um líder pode enfrentar a ansiedade dos seus liderados no local de trabalho? É possível fazer isso com os colaboradores mais jovens? 

Veja ao longo deste artigo algumas informações importantes sobre o assunto. 

A ansiedade é maior em trabalhadores mais jovens

Antigamente, a ansiedade era um distúrbio ignorado, ou seja, poucas pessoas arriscavam-se falar sobre ela. Entretanto, tudo mudou nos dias de hoje.

Os jovens trabalhadores estão exigindo uma ênfase crescente na saúde mental.

Infelizmente, os trabalhadores mais experientes, de outra geração, acabam não se preocupando tanto com os mais jovens e não enxergam a importância de falar mais sobre o tema. É claro que não são todos, mas a grande maioria age assim. 

Contudo, para mudar este cenário e fazer a ansiedade não atrapalhar o trabalho, as organizações precisam tomar atitudes. 

Por isso, preparamos 3 dicas para ajudar a diminuir a ansiedade dentro das empresas.

Levando isso em consideração, essas 3 dicas podem ser valiosas para você, como líder, ajudar os seus próprios funcionários a lidarem com a ansiedade no trabalho:

1. Introduza programas de atenção plena

Para começar, você pode introduzir um programa de atenção plena aos seus funcionários.

Ao introduzir um programa de atenção plena no local de trabalho, os resultados serão maior foco no presente e dispersão dos pensamentos ansiosos sobre o que irá acontecer no futuro ou sobre o que já aconteceu no passado.

2. Desencoraje o perfeccionismo extremo

Uma cultura empresarial de excelência pode ser muito mais eficaz do que o perfeccionismo extremo é uma forma pura e simples. Trabalhadores extremamente perfeccionistas tendem a ser mais neuróticos e ansiosos.

Para desencorajar o perfeccionismo no trabalho, lembre aos colaboradores que “feito” é melhor que “perfeito”. Incentive a excelência, mas deixe transpareça que podem repetir até acertar, se for necessário. 

3. Faça uma pausa

Fazer uma pausa, mesmo que pequena, pode ajudar os funcionários a diminuir a ansiedade. A razão é que muito foco esgota o cérebro. Portanto, promova momentos de pausa no local de trabalho para reduzir a ansiedade.

Durante esses intervalos desfocados, incentive as pessoas a fazerem coisas: caminhar, conversar ou até mesmo meditar, por exemplo. 

Claramente, dado o grande número de jovens afetados pela ansiedade, os líderes empresariais precisam saber exatamente como lidar com este problema no local de trabalho.

Deixe um comentário