Incrível: respiradores com máscaras de mergulho 1

Incrível: respiradores com máscaras de mergulho

Amanda Araújo

Uma startup gaúcha conhecida como Owntec, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e a Universidade Federal de Santa Cruz do Sul, desenvolveu um projeto chamado de Mergulhadores do Bem

Por meio dele, as instituições transformam máscaras de mergulho em respiradores com o objetivo de tratar pacientes afetados pelo COVID-19 e que tenham complicações pulmonares.  

Baseados em um modelo criado na Itália, os engenheiros da Owntec adaptaram essas máscaras e conectaram elas através de válvulas em aço inoxidável a ventiladores portáteis.

Vale ressaltar que as válvulas possibilitam o controle de pressão e da quantidade de oxigênio dentro do equipamento. 

Além disso, o dispositivo possui ainda um filtro produzido em impressoras 3D a fim de não deixar o ar que sai da máscara contaminar o ambiente. 

Até agora, a iniciativa foi capaz de transformar cerca de 50 máscaras, e 15 delas já estão em fase de testes em hospitais de Santa Cruz do Sul (RS) e Campinas (SP). De qualquer forma, a startup e os parceiros já perceberam que a nova tecnologia pode sim substituir os respiradores tradicionais que estão em falta. 

De acordo com o CEO da Owntec, Luiz Barbieri, quando os testes forem finalizados a startup iniciará a produção dos dispositivos que serão posteriormente doados a hospitais. 

Deixe um comentário