IBM cria ferramenta com IA para ajudar treinadores e tenistas 1

IBM cria ferramenta com IA para ajudar treinadores e tenistas

Com o objetivo de melhorar a performance dos atletas e de aprimorar as partidas de tênis, a IBM, em parceria com a Associação de Tênis Norte-Americana (USTA), criou o Coach Advisor, uma ferramenta capaz de utilizar a inteligência artificial para analisar o desempenho de cada atleta e, assim, gerar métricas personalizadas. 

Como o tênis é um esporte que exige bastante concentração, na maioria das vezes o técnico não consegue se comunicar com os atletas a fim de saber o quão cansado ele está, por exemplo.

Sendo assim, o novo recurso ajudará nesse sentido, já que por meio dele os técnicos conseguirão acessar dados importantes a respeito dos jogadores, como níveis de energia. 

Veja como a tecnologia funciona:

O Coach Advisor utiliza dados gerados por dois componentes diferentes. O primeiro deles é a intensidade mecânica, que mede a demanda física no corpo de cada jogador, através da quantidade de aceleração e desaceleração ao longo da partida. 

A segunda, por sua vez, é a carga fisiológica, a qual analisa o esforço físico do atleta, considerando o peso, a altura, a distância percorrida e a velocidade média. 

Entretanto, qual é exatamente o papel da inteligência artificial em tudo isso? É simples: a tecnologia é treinada com o objetivo de detectar diversos sons como, por exemplo, os chamados dos árbitros, os golpes na bola, o tênis na quadra, e assim por diante. Todos os dados obtidos são combinados com estatísticas tradicionais do esporte. 

Dessa forma, os treinadores conseguem analisar vídeos com os principais momentos de um jogo e, com isso, junto ao dados captados pela inteligência artificial entender mais sobre a performance do jogador, conseguindo melhorar ainda mais os treinos

De acordo com informações da IBM, a nova ferramenta ainda está passando por testes com um grupo de treinadores e jogadores. A expectativa é que no futuro, se o Coach Advisor trouxer resultados positivos, ele seja lançado para outros atletas. 


Deixe um comentário