Honda e GM desenvolvem veículo autônomo sem pedal e volante 1

Honda e GM desenvolvem veículo autônomo sem pedal e volante

Recentemente, as famosas montadoras Honda e GM anunciaram a criação de um novo veículo autônomo que está sendo chamado de Origin. Com seis lugares ao todo, a grande diferença é que o carro não conta com pedais de acelerador ou freio, com volante e muito menos com espelho retrovisor ou para-brisa. 

Além disso, ao contrário de um carro típico o novo veículo também não possui uma frente e uma traseira definidas, e suas portas deslizam ao invés de abrirem convencionalmente. 

A expectativa das montadoras é que o Origin não seja um carro comercializado no futuro. Na verdade, o que elas desejam é que as pessoas experimentem ele por meio de um aplicativo de compartilhamento de viagens da Cruise, uma subsidiária autônoma da GM. 

Ou seja, será algo muito semelhante à Uber, por exemplo, mas sem um motorista ao volante. No caso do Origin, quando o veículo chega até o usuário, é necessário inserir um código em um teclado presente fora do carro para abri-lo. 

Vale ressaltar que no interior do veículo há botões para iniciar ou terminar uma viagem, e que existem sensores capazes de identificar se alguém entrou ou saiu do carro, através do cinto de segurança ou da detecção de peso. 

De acordo com os executivos da Cruise, tirar algumas peças do Origin – como o volante e os pedais – foi algo proposital para oferecer um espaço maior para os passageiros.

Eles esperam que o veículo seja capaz de funcionar 18 horas por dia, diminuindo a necessidade de carros particulares, que nos dias de hoje dominam o transporte. 

É importante deixar claro que a Honda ficará responsável por fazer a engenharia de design do Origin e a GM será a montadora que irá fabricar de fato o carro.

Contudo, nenhuma das empresas disse quando pretendem começar a produção em massa do veículo e muito menos quando ele aparecerá nas estradas.

Deixe um comentário