Gestão do tempo e produtividade: Como melhorar seu desempenho? 1

Gestão do tempo e produtividade: Como melhorar seu desempenho?

Luiz Tiago

A gestão do tempo e a produtividade são duas coisas que estão diretamente ligadas entre si, ainda mais dentro do ambiente de trabalho. Quem nunca deixou de fazer alguma tarefa importante ou acabou ficando até mais tarde no trabalho para conseguir cumprir com todas as obrigações, não é mesmo? 

Isso é algo que acontece com muitas pessoas. Contudo, será que realmente está faltando tempo? Ou será que na verdade o problema está no gerenciamento do tempo? Já parou para refletir a respeito desse assunto? 

O fato da gestão do tempo e a produtividade serem fatores interligados, ou seja, um depende do outro, quer dizer que ao saber gerir melhor o seu dia é bastante provável que você consiga otimizar significativamente sua produtividade. 

Mas, afinal, o que fazer para alcançar esse objetivo? Se você quiser saber, confira algumas dicas importantes ao longo deste artigo!

Dicas sobre gestão do tempo e produtividade

Quando o assunto é gestão do tempo e produtividade, é comum que muitas dúvidas e dificuldades apareçam. Afinal, não são todas as pessoas que conseguem organizar da melhor forma possível o tempo disponível, muito pelo contrário. 

Por isso as dicas que serão dadas logo a seguir com certeza ajudarão bastante nesse processo de gestão do tempo e produtividade. Confira:

1. Defina suas prioridades 

Em determinados momentos, existem de fato muitas coisas a serem feitas e pouco tempo disponível. Nesses casos, é fundamental definir suas prioridades antes de qualquer coisa a fim de melhorar a gestão do tempo e a produtividade. 

Ou seja, antes de sair fazendo qualquer uma das tarefas necessárias apenas para não perder tempo, reflita por alguns minutos a fim de entender o que é mais importante e precisa ser feito primeiro. Por outro lado, defina o que pode ser deixado para depois. 

Ao criar essa lista de prioridades – seja na sua cabeça ou até mesmo em um simples bloco de notas –, com certeza a gestão do tempo e a produtividade serão muito melhores.  

Quanto mais você conseguir priorizar, mais fácil será dedicar o tempo correto para cada atividade que precisa da sua atenção ao longo do dia. 

2. Organize o seu dia

Diretamente ligada com a dica anterior, depois de saber quais são as suas prioridades, é hora de organizar o seu dia levando em consideração as principais tarefas que devem ser colocadas em prática

Qual o horário total disponível para você e o que exatamente precisa ser feito dentro desse período? Existe alguma atividade que pode levar um tempo maior? Pensar nesses quesitos é fundamental para uma maior organização. 

Por mais que isso possa parecer um pouco complicado no início, fique sabendo que com o passar do tempo você desenvolverá uma prática muito maior com a gestão do tempo e a produtividade, conseguindo assim organizar de uma forma muito mais fácil o seu dia. 

3. Tenha prazos

Outra dica muito importante em relação à gestão do tempo e produtividade é definir prazos para a execução das tarefas diárias. Um dos grandes erros que algumas pessoas cometem é não designar um tempo máximo para um determinado projeto. 

Por mais que seja algo grande e que demande uma quantidade de dias considerável para ser finalizado, é essencial delimitar um prazo máximo para entregar. Assim, é possível determinar uma quantidade de tempo específica dentro de cada dia para focar nesse projeto em específico. 

4. Cuidado com as distrações e os e-mails

Para finalizar as dicas de como melhorar a gestão do tempo e produtividade, tome sempre o máximo de cuidado com as distrações. Apenas para você entender a importância disso, saiba que toda vez que seu fluxo é interrompido a sua produtividade pode ser reduzida em até 40%. 

Dessa forma, deixe o celular de lado, desative as notificações da área de trabalho do computador e, principalmente, esqueça um pouco do e-mail. Sim, o e-mail é uma das grandes distrações que uma pessoa pode ter ao longo do dia. Você já imaginou quanto tempo pode ser gasto lendo, respondendo e enviando e-mails todos os dias?

Por isso, separe tempos específicos – algo como 20 minutos pela manhã e 20 minutos – para conferir a caixa de entrada e responder aquilo que for necessário. Não fique toda hora interrompendo o seu fluxo de trabalho apenas para conferir um e-mail que acabou de chegar, certo? 

Todas essas dicas sobre gestão do tempo e produtividade podem ajudar bastante a otimizar o seu dia de trabalho e, consequentemente, conseguir fazer mais coisas em um período menor de tempo

Então, o que está esperando para colocá-las em prática e com isso otimizar sua gestão do tempo e sua produtividade?

Deixe um comentário