Facebook contratará jornalistas para selecionar notícias na plataforma 1

Facebook contratará jornalistas para selecionar notícias na plataforma

Por muitos anos, a seleção de notícias que iriam aparecer no feed do Facebook de cada usuário era definida apenas com a ajuda de algoritmos. Entretanto, a plataforma está realizando mudanças e agora esse processo contará também com um trabalho humano. Isso é o que foi divulgado pelo próprio Facebook na última terça-feira (20).

O objetivo da rede social é contratar editores para trabalhar dentro de uma nova seção de notícias que será disponibilizada no aplicativo móvel, conhecida como News Tab, que mostrará reportagens relevantes e recentes para as pessoas. A expectativa é que a seção seja testada até o final deste ano. 

O News Tab não ficará junto com o feed de notícias, ou seja, terá uma aba própria, e a sua criação mostra o desejo da plataforma de conseguir oferecer um jornalismo em tempo real para os seus usuários, tudo com uma experiência personalizada.  

De acordo com o Facebook, jornalistas serão contratados para definir, por exemplo, quais notícias aparecerão no “Top News” (Principais Notícias). Assim, será possível saber se a plataforma está escolhendo realmente as melhores notícias certa.

A empresa já começou a disponibilizar algumas vagas e espera encontrar profissionais de diferentes meios de comunicação. 

De qualquer forma, os algoritmos ainda serão necessários para determinar os interesses dos usuários, levando em consideração as páginas mais consultadas por eles. 

É possível dizer que todas essas mudanças mostram um interesse do Facebook de restaurar a sua reputação como um lugar onde as pessoas podem encontrar informações confiáveis. Tudo isso depois da rede social ter sido acusada de “ajudar” no compartilhamento de notícias falsas para vários usuários. 

Deixe um comentário