6 pilares importantes de uma cultura corporativa 1

6 pilares importantes de uma cultura corporativa

De acordo com James L. Heskett – um renomeado acadêmico norte-americano –, a cultura corporativa “pode representar de 20 a 30% do diferencial no desempenho de um determinado negócio”. Ou seja, é algo realmente muito importante.

Para entender melhor a respeito desse assunto e saber o impacto de uma boa cultura empresarial, basta continuar acompanhando este conteúdo.

Mas, afinal, o que faz uma boa cultura corporativa?

Cada cultura empresarial ou corporativa é única e há vários fatores a serem levados em conta na hora de criar uma. É por isso que a seguir você verá seis componentes comuns de grandes culturas organizacionais que certamente podem servir de referência.

Isolar esses elementos pode ser o primeiro passo para construir uma cultura empresarial diferenciada e, por consequência, uma organização duradoura.

1. Visão

Uma grande cultura empresarial começa com uma visão. Isso é capaz de gerar o propósito do negócio, que por sua vez, orienta todas as decisões tomadas pelos funcionários.

Quando essas decisões são profundamente enraizadas, podem até mesmo ajudar a orientar clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

As organizações sem fins lucrativos, por exemplo, geralmente se destacam por terem visões convincentes, simples e poderosas.

2. Valores

Os valores de uma empresa são o núcleo de sua cultura corporativa. Enquanto uma visão articula o propósito de um negócio, os valores oferecem um conjunto de diretrizes sobre os comportamentos e as mentalidades necessárias para alcançar essa visão.

3. Práticas

É claro que os valores são de pouca importância, a menos que sejam consagrados nas práticas de uma empresa. Se uma organização professa que as pessoas são o seu maior patrimônio, ela precisa estar preparada para mostrar realmente isso na prática.

4. Pessoas

Nenhum negócio pode construir uma cultura empresarial coerente sem pessoas que compartilhem seus valores centrais ou que possuam a disposição e a capacidade de adotar esses valores.

É por isso que as maiores empresas do mundo também têm algumas das políticas de recrutamento mais eficientes com objetivo de encontrar as pessoas certas.

5. Narrativa

Qualquer organização tem uma história única. A capacidade de desenterrar uma história e transformá-la em narrativa é um elemento central da criação de uma cultura empresarial.

6. Local

Certas cidades e países têm culturas locais que podem reforçar ou contradizer a cultura que uma empresa está tentando criar. O lugar, portanto, afeta diretamente os valores e comportamentos dos funcionários da empresa.

Existem outros fatores que influenciam a cultura corporativa. Contudo, esses seis componentes podem fornecer uma base sólida para moldar a cultura de uma nova organização. Sendo assim, identificá-los e compreendê-los mais detalhadamente pode ser o primeiro passo para revitalizar ou criar a cultura de uma empresa que busca mudanças.

Deixe um comentário