Conheça os 5 principais tipos de liderança e descubra qual é o seu! 1

Conheça os 5 principais tipos de liderança e descubra qual é o seu!

Luiz Tiago

Você se considera um líder? Se a resposta for positiva, sabe dizer qual é o seu estilo de liderar? Como existem diferentes tipos de liderança, saber exatamente o seu é muito importante para comandar da melhor maneira possível uma equipe. 

Na verdade, ao conhecer o seu estilo é possível, por exemplo desenvolver suas habilidades inatas como líder e também entender o que está funcionando e o que precisa ser alterado a fim de otimizar a produtividade de todo o time. 

Para te ajudar selecionamos os 5 principais tipos de liderança e suas características. Continue lendo o artigo e conheça todas elas.

5 tipos de liderança

Ao todo, existem diversos tipos de liderança – eles podem ser até mesmo incontáveis. No entanto, cinco entre eles são considerados os principais, ou seja, a maioria dos líderes se encaixa em algum deles.

Será que esse também é o seu caso? É exatamente isso que você descobrirá logo a seguir ao conferir quais são de fato esses cinco tipos de liderança: 

1. Estilo autocrático

Entre os principais tipos de liderança está um que é amplamente conhecido como autocrático. Esse estilo é marcado pela tomada de decisões sem a necessidade de consultar a contribuição ou até mesmo a concordância da equipe a todo o momento. 

Por conta disso, o líder autocrático acaba não sendo tão apropriado em algumas situações, já que ele centraliza suas decisões de acordo com suas preferências, não costuma escutar muito o que o time tem a dizer.

Geralmente, esse tipo de líder é confiante e gosta de ver suas decisões sendo obedecidas.

Todavia, em determinadas carreiras e momentos esse tipo de liderança é sim muito bem-vinda, como é o caso dos tempos de crise, por exemplo. 

2. Estilo transacional

Outro tipo de liderança muito encontrado no mercado é o transacional. No geral, os líderes que se enquadram nesse estilo estão mais preocupados em cumprir da melhor maneira possível um planejamento feito previamente. 

Em outras palavras, os líderes transacionais são mais focados em garantir que cada membro da sua equipe execute exatamente a tarefa para o qual foi contratado

Por ser muito metódico e prezar bastante pelo seguimento a risca do que foi planejado, como já é de imaginar, esse estilo de liderança muitas vezes sufoca a criatividade do time, fazendo com que os colaboradores fiquem presos em suas funções e não tenham liberdade para inovar. 

3. Estilo laissez-faire

No tipo de liderança laissez-faire, as pessoas que compõem o time são convidadas a ajudar o líder no comando. Normalmente, nos ambientes onde esse estilo predomina é comum notar uma estrutura de gerenciamento mais horizontal

Por mais que isso possibilite uma maior expressão de opinião da equipe e ajude o líder na tomada de decisão, muitas vezes esse tipo de liderança pode ser prejudicial, isso porque em determinados momentos é fundamental ter alguém claramente superior hierarquicamente para decidir e mostrar qual direção deve ser tomada por todo o time. 

4. Estilo democrático

Por sua vez, o estilo de liderança democrático é considerado um meio termo entre o autocrático e o laissez-faire. Afinal, esse líder ouve a opinião da sua equipe, porém todos sabem que é sempre ele quem tomará a decisão final, podendo acolher ou não as opiniões dadas.

Em linhas gerais, o líder democrático busca colaboração e consenso do seu time, estando envolvido nas atividades e permitindo ao mesmo tempo que pensamentos criativos floresçam. 

No estilo democrático, portanto, os funcionários fazem parte dos processos de tomada de decisão, mas não se sentem perdidos por falta de liderança. 

Um dos principais problemas desse tipo de liderança (caso não seja bem exercida) é quando algumas decisões precisam ser tomada imediatamente, em curtíssimo prazo.

5. Estilo transformador

Para finalizar, o último estilo de liderança que será mencionado aqui é o transformador. Como o próprio nome sugere, esses líderes são conhecidos por impulsionarem mudanças focadas no futuro

Normalmente, eles são procurados pelas empresas quando existe a necessidade de alterar pilares fundamentais do negócio, restaurar a lucratividade ou até mesmo otimizar o ambiente de trabalho. 

Agora me fala, depois de conhecer esses cinco principais tipos de liderança você consegue dizer em qual deles se encaixa? Sim, existe a possibilidade de ser mais de um. O importante mesmo é entender o seu estilo e de saber alterá-lo de acordo com a situação e a necessidade da sua equipe.

Deixe um comentário