Como ser um gestor que consegue manter o foco dos funcionários 1

Como ser um gestor que consegue manter o foco dos funcionários

Amanda Araújo

Ser um gestor, muitas vezes, não é uma tarefa fácil. Isso porque além de precisar correr atrás de vários assuntos e resolver uma grande quantidade de problemas, ainda é preciso pensar no restante dos colaboradores.

Será que eles estão fazendo o trabalho da forma correta? Quais as principais dificuldades que estão tendo? Como é possível aumentar e manter o foco dos funcionários no trabalho? 

São realmente inúmeras perguntas para se pensar, não é mesmo? Contudo, uma excelente saída é observar quais são os modelos de gestão adotados pelos principais profissionais da área – pode ser algum famoso ou alguém que você admira, por exemplo.

Analisar quais são as práticas de gestão adotadas por eles no dia a dia é uma boa estratégia. 

É claro que você não irá simplesmente copiar, é necessário antes de qualquer coisa levar em consideração o “jeito” da sua empresa e a forma como os seus funcionários trabalham. O que funciona para uma organização pode não funcionar igualmente para a outra, por isso é importante ter cuidado. 

Portanto, analise esses gestores, mas tenha as estratégias adotadas por eles apenas como lições e inspirações, principalmente quando o assunto for como manter o foco dos funcionários no trabalho, algo que pode ser bastante complicado. 

Acompanhe este conteúdo até o final e veja as dicas mais importantes de como ser um gestor de sucesso e conseguir manter o foco dos funcionários no trabalho. 

Dicas de como manter o foco dos funcionários no trabalho

Veja logo abaixo algumas dicas importantes de como gerir os seus funcionários e conseguir fazer com que eles permaneçam focados boa parte do tempo. Acompanhe!

1- Defina metas para a equipe

A sua equipe possui metas para cumprir? Aqui não estamos falando de metas individualistas, mas sim de metas que precisam de toda a equipe para serem cumpridas, metas mais amplas.

É claro que quanto maior uma empresa, mais difícil será manter os funcionários focados. Entretanto, definindo metas tudo pode mudar. 

Além das metas, não deixe de oferecer algum incentivo, isso é muito importante. Pode ser uma bonificação, algum presente ou um happy hour patrocinado pela empresa. Essa decisão é sua.

Lembre-se também de que essas metas precisam ser constantes. Assim que uma for atingida, a próxima já precisa estar definida e assim por diante. Mostrar qual o principal objetivo da empresa para os funcionários é uma excelente maneira de deixá-los cada dia mais focados no trabalho. 

Gestores que não demostram aos colaboradores a sua importância para todas as conquistas da empresa por exemplo, dificilmente conseguem mantê-los focados. 

2- Cumpra metas também 

Outra dica importantíssima é: você como gestor, também deve ter metas claras para cumprir. Isso, na verdade, demonstrará o seu envolvimento com a equipe e, consequentemente, irá fazer com que os funcionários sintam-se mais próximos e motivados. 

No entanto, nunca se esqueça de que o seu principal papel é motivar e guiar os colaboradores. O cumprimento de metas é apenas uma forma de conseguir fazer isso do jeito certo. 

Transmita as metas de forma clara

Alguns gestores preferem definir as metas em uma dinâmica juntos aos funcionários, mas se esse não for o seu caso, não tem problema. O que realmente importa é saber repassar as metas definidas para os seus colaboradores com a maior clareza possível.

Nesse momento é preciso saber se todo mundo entendeu o que precisa ser feito e se existe alguma dificuldade.

Pode ser que um determinado funcionário não esteja cumprindo a sua parte corretamente por não ter acesso a todos os meios necessários para colocar a tarefa em prática. Por isso é importante se mostrar um gestor acessível e ressaltar para toda a equipe que você está disponível para tirar qualquer dúvida. 

Estar sempre por perto envolver-se com as metas que os funcionários precisam cumprir é uma estratégia muito boa para mantê-los focados no trabalho.

Por mais que a tarefa de gerir um negócio pareça complicada e desafiadora, é sim possível definir algumas estratégias para conseguir colocá-la em prática da melhor forma possível.

Com esforço, método baseando-se em outros profissionais de sucesso é possível para manter os funcionários focados no trabalho e, dessa forma, aumenta ainda mais a produtividade e o sucesso do negócio. 

Deixe um comentário