Como nutrir o potencial de liderança dos seus funcionários 1

Como nutrir o potencial de liderança dos seus funcionários

Pense no melhor líder que já passou pela sua vida. Pode ser seu chefe atual, um coordenador da escola ou até mesmo o seu treinador de futebol do ensino médio.

O importante é pensar em alguém que possua as características de um líder capaz e inspirador, não importa sua profissão. Parece até um pouco difícil, não é mesmo? 

Essa dificuldade também é enfrentada dentro das organizações. A tarefa de identificar líderes desafia praticamente todas as empresas. Por isso é importante encorajar todos os membros da sua equipe a pensarem como líderes, independente do cargo que ocupem.

Ao buscar novos gerentes e líderes para sua empresa, procurar dentro da organização pode ser muito mais eficaz do que contratar um candidato externo. Selecionar alguém que já trabalha para a empresa significa que o indivíduo precisará de menos tempo para se atualizar – por isso é importante estimular o líder que há dentro dos colaboradores. 

Empreendedores que desejam construir uma excelente equipe de líderes, não podem confiar apenas em currículos impressionantes ou experiências passadas. 

Antes de buscar lá fora, busque funcionários (ou freelancers) que:

1. Tomem a iniciativa

Tomar iniciativa é crucial para liderar. Por isso, recompense aqueles que apresentam soluções para os problema e realmente trabalham para encontrar as melhores saídas para os momentos difíceis.

Além disso, não deixe de buscar quem está investindo em sua qualificação a longo prazo – pós graduação, por exemplo. Essas pessoas demonstram visão e vontade de trilhar um caminho duradouro.

2. Mostrem humildade

É muito provável que uma pessoa humilde no trabalho esteja sempre aberta a sugestões e feedbacks. Essa mentalidade de aprendiz é crucial para os líderes.

3. Se expressar bem

Pense na última reunião. Houve algum membro da equipe que argumentou de forma persuasiva sobre um determinado ponto? Outro que transmitiu os próximos passos a serem dados de maneira completa, mas concisa? Ser um comunicador eficaz é a chave para ser um bom líder.

Os líderes preparam o que irão dizer com antecedência. Além disso, eles sabem que talvez o maior segredo da comunicação é ser bom ouvinte. É mais importante ouvir do que falar a maior parte do tempo. Afinal, de que outra forma você poderá aprender o que precisa ser feito para melhorar os resultados? 

Em um ambiente de negócios que muda a radicalmente a cada dia, ter uma equipe de potenciais líderes é extremamente benéfico.

Conseguir observar nos seus colaboradores as qualidades mencionadas neste conteúdo, lhe ajudará a identificar os novos líderes que podem impulsionar sua empresa no futuro.

Deixe um comentário