Saiba como criar uma plataforma online de sucesso 1

Saiba como criar uma plataforma online de sucesso

Você já parou para pensar em como criar uma plataforma online de sucesso? Ainda não? Essa pode ser uma grande ideia dependendo dos seus objetivos.

Para se ter uma ideia, em 2016, a Didi se tornou a maior empresa de compartilhamento de passeios do mundo, alcançando 25 milhões de viagens por dia na China e superando as viagens diárias de todas as outras empresas do ramo.

Ela chegou a esse marco fundindo-se, em 2015, com sua rival, a Kuaidi, e empurrando a Uber para fora do mercado. Com sua concorrência destruída, a Didi gradualmente começou a melhorar suas margens, reduzindo os subsídios para motoristas e passageiros.

Impressionante, não é mesmo? Se você quer saber o que está por trás desses negócios gigantescos e como criar uma plataforma online, continue lendo este conteúdo.

Como criar uma plataforma online?

Para responder a essas perguntas, você precisa entender as redes nas quais uma plataforma está inserida. Os fatores que afetam o crescimento e a sustentabilidade dessas plataformas diferem dos das empresas tradicionais.

Vamos começar com o fato de que, para muitas plataformas online, o custo para servir um usuário adicional é insignificante.

Além disso, em um negócio de rede – como as plataformas online – os funcionários não executam a entrega de produto ou serviço, eles apenas projetam e supervisionam uma operação automatizada baseada em algoritmos. Sendo assim, é possível ganhar centenas de usuários adicionais sem fazer praticamente nenhuma mudança no quadro de funcionários da empresa.

Porém, como a Didi está aprendendo, muitas vezes é mais fácil uma plataforma digital alcançar escala do que sustentá-la. Afinal, as vantagens que permitem a plataforma expandir-se rapidamente estão disponíveis também para seus concorrentes. não é mesmo?

A razão pela qual algumas plataformas prosperam, enquanto outras nem tanto, realmente reside na capacidade de gerenciar duas propriedades fundamentais das redes, as quais você verá logo a seguir.

1- Força dos efeitos de rede

A importância dos efeitos de rede é bem conhecida. Os economistas há muito entendem que as plataformas digitais como o Facebook, por exemplo, desfrutam de efeitos de rede como: quanto mais amigos você tiver em seu perfil, maior a probabilidade de atrair amigos adicionais através das suas conexões.

A Uber por exemplo, explora esses efeitos de rede, porque mais pilotos atraem mais pilotos, e assim por diante.

Quando os efeitos de rede são fortes, o crescimento de uma plataforma continua a aumentar acentuadamente com o número de participantes.

Vale ressaltar que a força dos efeitos de rede pode mudar com o tempo.

2- Ponte entre rede

Em muitas situações, a melhor estratégia de crescimento para uma plataforma pode ser conectar redes diferentes umas às outras. Em qualquer negócio de plataforma, o sucesso depende da aquisição de um grande número de usuários e da acumulação de dados sobre suas interações.

Quando os proprietários de plataformas empreendem a várias redes de pessoas com diferentes interesses, eles podem criar sinergias importantes entre elas. Sendo assim, à medida que as plataformas mais bem-sucedidas se conectam em mais mercados, elas são capazes de criar laços entre mais setores do mercado.

Um bom exemplo disso foi a Alibaba Group, que passou do comércio para serviços financeiros, e a Amazon, que passou do varejo para entretenimento e produtos eletrônicos de consumo. As plataformas estão, assim, se tornando centros cruciais na economia global em cada vez mais setores.

Portanto, para saber como criar uma plataforma online, os empreendedores (e investidores) devem analisar as propriedades básicas das redes que essas plataformas estão inseridas e considerar maneiras de fortalecer os efeitos de rede.

Deixe um comentário