Como conseguir empréstimos para empresas 1

Como conseguir empréstimos para empresas

Amanda Araújo

Muitas vezes, para expandir um negócio ou para fazer novos investimentos é necessário contar com empréstimos para empresas, não é mesmo? Por mais que muitos empresários tentem evitar isso ao máximo, às vezes é possível escapar – eles são necessários para conquistar os resultados desejados. 

É exatamente por isso que neste artigo vamos mostrar um passo a passo completo de como solicitar empréstimos para empresas, além de algumas dicas importantes antes de fazer qualquer tipo de solicitação. Afinal de contas, também é preciso ter muito cuidado. 

Como você já deve ter em mente, um empréstimo envolve várias coisas, como juros e programação financeira, por exemplo. Por isso é realmente importante analisar atentamente alguns pontos antes de sair por aí e fazer qualquer empréstimo que aparecer pela frente. 

Para fazer mudanças na empresa ou para abrir um novo negócio o investimento financeiro é essencial, mas o dinheiro não é único fator importante. Além do dinheiro, é preciso ter uma boa ideia, parceiros qualificados e um plano de negócios bem estruturado. 

Caso contrário, o dinheiro emprestado será perdido e se transformará em uma dívida. Com certeza não é isso o que você quer, certo?

O empréstimo deve ser uma das últimas coisas a serem feitas. Por isso, continue acompanhando este conteúdo até o fim e confira o passo a passo de como solicitar empréstimos para empresas.

Como solicitar empréstimos para empresas

Veja a seguir quais são os principais passos na hora de pedir crédito emprestado para a sua empresa. 

Passo 1: Tenha um planejamento

Em primeiro lugar, é necessário definir qual será a finalidade do dinheiro emprestado e qual valor que será solicitado no empréstimo. Tudo isso deve ser feito com muita objetividade.

A partir dessas definições que é possível saber se pedir um empréstimo realmente é a melhor opção ou se é recomendável esperar um pouco mais e juntar o dinheiro. 

Dependendo da quantia e do caixa do seu negócio, é claro que o empréstimo será a única saída, mas de qualquer forma é preciso fazer esse planejamento antes.

Passo 2: Analise como estão as suas finanças pessoais

Por mais que o empréstimo seja pedido com o CNPJ da empresa, nunca se esqueça de que o seu CPF também será analisado detalhadamente.

Sendo assim, antes de qualquer coisa veja se todas as suas finanças pessoais estão em dia e se não existe nenhum crédito em aberto que possa te prejudicar no momento de conseguir um empréstimo. 

Se o seu nome constar no Serasa ou no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) com certeza ficará mais difícil ter sucesso em qualquer solicitação de empréstimo. 

Passo 3: Pesquise bastante

Um dos passos mais importantes com certeza é realizar pesquisas antes de decidir onde exatamente irá fazer o empréstimo. Separe um tempo para isso e não tenha pressa, afinal de contas pequenas vantagens farão toda a diferença.

Portanto, vá até todas as instituições financeiras e pergunte tudo aquilo que é necessário. Não deixe de fazer anotações a respeito de cada uma para escolher a melhor depois. 

Como cada instituição possui suas próprias regras e vantagens, conhecer todas elas com calma é fundamental antes de tomar a sua decisão.

Passo 4: Estude o custo efetivo total (CET)

Ao contrário do que muitos pensam, as taxas de juros cobradas pelos bancos não são o único custo que você precisará arcar posteriormente. As instituições financeiras também cobram taxas administrativas e por isso a principal referência para comparar todas as linhas de crédito é o Custo Efetivo Total (CET). 

Se tiver dúvidas de como calculá-lo da forma correta, não deixe de pedir ajuda a um contador. 

Passo 5: Reveja o plano de negócios da empresa

Depois de finalmente escolher qual é a melhor instituição financeira para solicitar empréstimos para empresas é hora de se preparar para convencê-la de que o seu projeto é viável e, principalmente, que haverá condições para pagar as parcelas. 

Além de tudo aquilo que será exigido, atualize também o seu plano de negócios detalhando como o dinheiro será aplicado ou faça um estudo com a análise de mercado. Isso, na verdade, fica a sua escolha.

O importante é conseguir provar que é um empréstimo sério e você, como empresário, sabe o que está fazendo. 

Passo 6: Faça a solicitação

Para finalizar, é claro que o último passo não poderia ser diferente: reúna toda a documentação exigida, entregue junto com o plano de negócios atualizado e faça o pedido do empréstimo. 

Feito isso, é só aguardar até que o banco faça toda a análise e, por fim, confirme ou não o empréstimo solicitado. 

O processo como um todo não é algo complicado, no entanto é preciso que tudo seja feito com calma para que nenhuma etapa importante seja deixada de lado. 

Dicas importantes antes de fazer a solicitação

Antes de fazer todo esse passo a passo, é importante conferir algumas dicas adicionais que preparamos para você. Tenha sempre em mente que empréstimos para empresas podem até mesmo quebrar um negócio. Sendo assim, estar atento a algumas coisas é muito importante:

  • Não tome decisões apressadas, sem pensar;
  • Examine com atenção todas as condições de pagamento;
  • Analise se realmente o empréstimo é necessário;
  • Pense no problema do seu negócio que será resolvido com o empréstimo, antes de qualquer coisa. 

Por mais que pareçam dicas simples, levar todas elas em conta antes de solicitar um empréstimo é fundamental para não ter problemas futuros. 

Portanto, antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo para sua empresa, tenha cuidado e analise tudo que foi mencionado ao longo deste conteúdo.

Deixe um comentário