China acredita que Brasil escolherá a Huawei no leilão do 5G 1

China acredita que Brasil escolherá a Huawei no leilão do 5G

Amanda Araújo

O governo chinês está bastante confiante de que a Huawei será a escolhida pelo Brasil durante o leilão do 5G. Ou seja, será a responsável por construir a rede de tecnologia móvel de quinta geração no país. Isso foi o que disse o embaixador chinês em Brasília, Yang Wanming. 

De acordo com ele, é muito provável que o Brasil leve em consideração o seu próprio desenvolvimento no momento em que analisar a proposta apresentada pela Huawei. 

Além disso, Xi Jinping, presidente da China, tem uma reunião marcada com Jair Bolsonaro ainda esta semana em Brasília, em um fórum que reunirá todos os países do BRICS. 

Por mais que o assunto principal da discussão não seja a rede 5G, a expectativa é que ambos os presidentes conversem um pouco a respeito do assunto. Vale lembrar que esse será o segundo encontro dos dois em menos de um mês. 

Mesmo com a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, o embaixador chinês deixou claro que o governo brasileiro está sendo bastante racional e objetivo em relação à gigante chinesa de tecnologia, e por isso acredita que essa guerra comercial não será um problema. 

Entretanto, é preciso aguardar até o começo do ano que vem – já que por enquanto o leilão está previsto para março – a fim de saber qual será de fato a decisão do Brasil. 

Afinal, não podemos esquecer que o Bolsonaro já se mostrou um grande aliado do presidente americano Donald Trump.

Inclusive, Trump deixou claro que se o Brasil der um sinal verde para a Huawei a relação entre as nações pode se enfraquecer bastante, principalmente no quesito segurança.

Deixe um comentário