Brasil terá oito novos centros de inteligência artificial 1

Brasil terá oito novos centros de inteligência artificial

Na última segunda-feira (4), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, divulgou que serão criados oito centros de inteligência artificial no Brasil. A novidade foi anunciada na abertura da Semana de Inovação, que aconteceu em Brasília.

De acordo com Pontes, o objetivo é que esses novos laboratórios trabalhem em rede, mesmo que cada um seja focado em uma determinada aplicação.

Um deles, por exemplo, trabalhará diretamente nas fronteiras do conhecimento em IA, pesquisando sobre segurança cibernética e atuando junto com o Exército Brasileiro. 

Por sua vez, os demais, ou seja, os sete restantes serão voltados para a inteligência artificial aplicada, convergindo para o planejamento estratégico.

Dentre eles, quatro estarão conectados com o Decreto de Internet das Coisas, que prevê quatro aplicações: saúde 4.0, agro 4.0, indústria 4.0 e cidades 4.0

Além disso, em relação aos outros três, um deles estará ligado com a IA (inteligência artificial) aplicada à administração pública. Vale ressaltar que o ministro ainda não divulgou mais detalhes sobre os dois centros de inteligência artificial restantes. 

Apesar disso, Marcos Pontes deixou claro que o estudo para a criação e implementação desses centros já estão em andamento. Porém, alguns detalhes como investimentos, parcerias, localização e temática, por exemplo, não estão todos definidos e serão divulgados assim que possível. 

A expectativa é que todas as informações a respeito do projeto sejam publicadas em um edital que será lançado pelo governo.

Deixe um comentário