Banco Central dos EUA planeja criar criptomoeda 1

Banco Central dos EUA planeja criar criptomoeda

No início de tudo, as criptomoedas foram criadas com o intuito de serem moedas virtuais independentes de qualquer órgão ou instituição financeira – um grande exemplo é o Bitcoin.

Com isso, eram os próprios usuários os responsáveis por criar novas moedas e realizar transações com segurança, através da criptografia e de um banco de dados conhecido como blockchain. 

No entanto, com a popularidade cada vez maior dessas criptomoedas o Banco Central dos Estados Unidos, também conhecido como Federal Reserve, está planejando criar a sua própria moeda virtual

Na última semana, Jerome Powell, presidente do banco, deixou claro que existe sim essa possibilidade. De acordo com ele, o Federal Reserve ainda não está desenvolvendo uma criptomoeda, porém está analisando detalhadamente quais seriam os benefícios e os custos disso para os EUA. 

De qualquer forma, para Powell uma moeda virtual própria poderia deixar o país mais bem posicionado. Isso, é claro, desde que fosse aprovada pelo governo americano. 

Além disso, é importante deixar claro que a ideia de um banco central criar uma criptomoeda não é nova.

A grande diferença é que nenhum país chegou de fato a tirar do papel a proposta. É exatamente por isso que o banco americano está analisando tudo com detalhes antes de tomar qualquer decisão. 

Outra informação relevante é que os EUA, ao contrário de outras nações, não enxergam a moeda virtual nos dias de hoje como uma substituta do dinheiro em espécie.

Por enquanto, no país ainda existe uma grande demanda pelo dinheiro em papel. Dessa forma, a nova moeda seria criada para tornar o país mais competitivo. 

Vale ressaltar que um grande problema ligado à criação de uma criptomoeda pelo Banco Central dos EUA é a privacidade dos usuários. Afinal, ao contrário do que acontece até hoje com as moedas virtuais, nesse caso o banco teria acesso aos dados de todas as transações realizadas. 

Por conta disso, uma novidade como essa poderia prejudicar a ideia central das criptomoedas. 

Deixe um comentário