Aumento de 40% nas compras pela internet é registrado 1

Aumento de 40% nas compras pela internet é registrado

Amanda Araújo

De acordo com dados do Compre e Confie, do ClearSale, nos primeiros 15 dias deste mês foi registrado um aumento de 30% a 40% nas compras online em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Essa alta foi ainda maior no caso de artigos relacionados à saúde, cerca de 124% – principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Para se ter uma ideia, entre 2018 e 2019 essas compras online haviam aumentado apenas 4% no mesmo intervalo de tempo, ou seja, na primeira quinzena de março. 

Segundo informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o último final de semana algumas lojas virtuais registraram um aumento maior de 180% nas vendas, ainda mais aqueles responsáveis por venderem produtos de higiene pessoal e alimentos.

No caso de outros segmentos, essa alta foi de 30% em média. 

A tendência, é claro, é que o aumento continue durante esse período em que as pessoas estão evitando sair de casa e muitas lojas físicas estão fechadas por tempo indeterminado. 

O problema é que algumas lojas virtuais não estão preparadas para aumentos sazonais fora de época, e por isso já estão avisando os consumidores sobre a possibilidade de atrasos e até mesmo de falta de produtos no estoque.

Além disso, não se sabe de fato quanto tempo tudo isso irá durar. 

Para a ABComm, a crise também afetará em breve os e-commerces, ao contrário do que muitos pensam. 

Antes da pandemia, por exemplo, a associação previa um valor de R$ 106 bilhões para as vendas online. Todavia, existe a possibilidade dessa projeção será refeita para baixo nas próximas semanas.

Deixe um comentário