4 dicas para liderar com sucesso uma empresa familiar 1

4 dicas para liderar com sucesso uma empresa familiar

Amanda Araújo

Para muitos, dar continuidade à uma empresa familiar é um grande sonho.

Apenas no Brasil, segundo dados do IBGE e do Sebrae, as empresas familiares geram 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregam 75% da força de trabalho.

Além disso, as empresas familiares representam 90% dos empreendimentos brasileiros. 

São números realmente muito interessantes, não é mesmo? Dar continuidade a uma empresa familiar pode ser uma excelente escolha.

Veja as 5 dicas que podem garantir sucesso desse tipo de empresa:

1. Vantagens da propriedade familiar

Um dos benefícios mais atraentes em uma empresa familiar é a tomada de decisões rápida e ágil.

Com a evolução digital, mais do que nunca, as empresas precisam tomar decisões em minutos para conseguirem ter sucesso. 

Como as janelas de tempo para tomadas de decisões estão se encolhendo, os líderes precisam bater rápido o martelo.

Dentro de um negócio familiar – caso você faça parte da família, é claro – tudo esse processo de decisão pode ser mais ágil.

Veja abaixo as principais vantagens de um negócio desse tipo:

Velocidade: em empresas familiares, as decisões podem ser tomadas de forma imediata – sem longas aprovações ou votos formais.

Estabilidade: muitas lutam ter longevidade dos negócios. Em empresas familiares, onde palavras como legado e herança podem tornar a estabilidade o maior objetivo.

Compromisso: com uma empresa familiar, há um maior senso de compromisso e responsabilidade. Espera-se que as gerações mais jovens sejam capazes de aumentar ainda a produtividade do que herdaram.

Visão: nada é tão gratificante quando todos estão com objetivos alinhados e remando na mesma direção. Um legado de valores e visão compartilhados, aliado ao compromisso de longo prazo, é o que leva os envolvidos em uma empresa familiar a terem uma visão próspera do negócio.

2. Trate os membros da família com imparcialidade

Os laços sanguíneos não bastam. Na verdade, são as habilidades e o trabalho duro que precisam ser levados em consideração. Às vezes, a grande vitória virá de um membro da equipe – que não pertence a família.

Não limite a capacidade de outras pessoas de causar impacto positivo na empresa simplesmente por não pertencerem ao seu ciclo familiar.

3. Inove

Sabemos o quão necessário é para as empresas andarem lado a lado com a inovação. Não seria diferente nos negócios familiares, certo? Portanto, como líder, cultive uma dinâmica empresarial que acolha a inovação, independente se ela veio a partir de pessoas da família ou não.

4. Negócios são negócios, família é família

Conflitos podem acontecer em qualquer negócio, seja ele familiar ou não. Levando isso em consideração, nunca deixe um problema pessoal, por exemplo, atrapalhar o andamento do negócio. Por mais que seja difícil, é preciso saber separar as coisas.

Portanto, empresas familiares nem sempre são fáceis, mas definitivamente valem a pena. Aprecie o valor que cada pessoa – da família ou não – traz para o negócio.

Deixe um comentário