3 tendências tecnológicas vão revolucionar a mídia 1

3 tendências tecnológicas vão revolucionar a mídia

Somente na última década já deu para perceber mudanças significativas na maneira como as pessoas consomem conteúdo na mídia, como as empresas criam os conteúdos e como os anunciantes anunciam nesses canais. 

De acordo com o The Wall Street Journal, a TV a cabo, por exemplo, perdeu um grande número de clientes no terceiro trimestre de 2018. Isso porque as pessoas estão optando cada vez mais por serviços de streming – como Netflix. 

Até mesmo a criptomoeda conseguiu encontrar seu lugar no mundo da mídia e do entretenimento. Hoje ela opera como uma forma de pagamento mais descentralizada, que passou a ser uma opção para muitos usuários e criadores de conteúdo. 

As plataformas que usamos para ouvir músicas, assistir filmes, além de muitas outras formas de mídia, estão evoluindo de uma maneira muitas vezes até difícil de acompanhar.

Apesar desse ritmo frenético de evoluções nesse sentido, é possível fazer algumas previsões sobre o cenário futuro das tendências tecnológicas na mídia.

Quer conhecer 3 tendências tecnológicas que estão revolucionando e moldando o futuro da mídia e do entretenimento? Acompanhe logo a seguir. 

1. Inteligência Artificial

Assim como em muitos outros setores, a inteligência artificial (IA) já está influenciando a área de entretenimento e mídia. Atualmente, essa tecnologia já é capaz de tornar o processo de criação de novos conteúdos mais eficaz e inovador. 

Por exemplo, a IA pode ser usada para criar de forma rápida novos anúncios e trailers de filmes, simplificando os processos de pré e de pós-produção. Isso, por consequência, torna as etapas mais rápidas, menos caras e mais coesas.

2. Realidade Virtual e Aumentada

Mesmo que a utilização da realidade virtual e aumentada ainda seja algo novo no mundo da mídia e do entretenimento, essas tecnologias já estão mostrando resultados positivos e fazendo com que as empresas ganhem mais dinheiro. 

O app Pokémon Go é um dos exemplos mais conhecidos de realidade aumentada na atualidade.

A Disney tem uma visão semelhante com o seu aplicativo Play Disney Parks. O aplicativo oferece jogos onde os usuários podem acessar enquanto esperam na fila dos parques temáticos da Disney. 

Os jogadores também podem usar o app para acionar eventos do mundo real. Exemplo: enquanto estão na fila do Peter Pan, podem fazer a Tinkerbell aparecer dentro de uma lanterna.

Em 2017, a previsão do Global Entertainment e Media Outlook previu que, em 2020, a receita do conteúdo de realidade virtual aumentaria em US$ 5 bilhões, tornando-se uma das tendências mais quentes da indústria do entretenimento.

3. Anúncios Personalizados

Principalmente devido à maior personalização possibilitada pela inteligência artificial, é bem provável que os anúncios tradicionais e generalizados em breve não existam mais. 

Esses métodos serão eliminados em favor de conteúdos personalizados e mais direcionados. 

Imagine, por exemplo, um comercial usando o seu nome ou referenciando um comportamento específico que você tem. Até parece algo fora do comum, não é mesmo? Entretanto, 71% dos consumidores preferem anúncios personalizados e, por essa razão, os profissionais de marketing estão utilizando essas técnicas cada vez mais.

É somente uma questão de tempo até que os anúncios se tornem tão personalizados (com o uso de inteligência artificial, dados comportamentais e até mesmo reconhecimento facial) a ponto de todos eles serem direcionados a uma pessoa específica. Isso pode ser extremamente benéfico para os anunciantes, pois tornará as vendas mais eficazes. 

Portanto, essas 3 tendências tecnológicas realmente podem revolucionar o futuro da mídia e do entretenimento. Na verdade, essa revolução já começou, mas os seus benefícios serão percebidos a longo prazo. 

Deixe um comentário